domingo, abril 04, 2010

MAQUIAVEL

Quando não temos conhecimento maduro intelectual e científico das coisas, fatos e situações; cometemos equívocos, isso é um fato! Mas, queremos despontar entre aqueles com experiência, e seguimos exemplos. Os mais próximos. A sociedade, ou até mesmo, um grupo em especifico como o literário. Conclusão - encontramos nossa tribo. Carregamos para nós a incumbência de propagar aquilo que verdadeiramente não sabemos; o que nos impuseram este clã social ser o real, sem um conhecimento mais aprofundado, os legítimos personagens da fama boca a boca. Sim, digo isto de cadeira! Aos dezesseis anos, li pela primeira vez o livro “Príncipe" de Maquiavel. Meu prepotente ideal da fase adolescente era sentir-me tal ou qual um graduado. Tendo uma bagagem de conhecimento que, me facilitaria argumentação para todos os campos de conversas, em especial aquelas que acreditava serem modernas. Confesso sem medo. Meu conhecimento escasso levou-me a constrangimentos. Porém o maior constrangimento foi perceber que meu intelecto tinha, talvez ainda tenha, falhas de compreensões. Volto ao exemplo do “Príncipe”, envolvido com os “sonhadores e revolucionários universitários” da década de 90, recebia a maciça abordagem de que “Maquiavel”, em seu livro, era cruel. Seu discurso as autoridades eram um convite á pura dominação do humano e incentivo ao massacre. Mas hoje, ao reler “Maquiavel” com olhos de RI, entendendo o que é o SI, com uma introdução da anarquia internacional. Digo - Eles estavam errados. Os meus “pseudo” instrutores. Eu propaguei um falso entendimento, sobre uma obra voltada totalmente a confirmação de uma fase histórica, denominada Realismo. Teoria que nos fundamentou. Facilitou a identificação de erros e, evolução até aqui, no século XXI. Posso até alterar e afirmar que, varia de um ponto de vista, a compreensão de “M” ou “N” obra literária, mas creio que este é o caminho. Pergunta eterna de um ouvido sem resposta: Você, ser pensante, já se sentiu assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...