sábado, julho 28, 2012

Flecha de madeira sagrada


Nesta continuação de explorar e conhecer os troncos da religião africana encontro-me com o Orixá Oxossi. Este novo poema da coletânea Raiz de Baobá, é para a representação daquele que é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.

Oxossi ou Odé, para a Umbanda representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao polo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

Sua origem é na mitologia africana, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa – de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só – sempre certeira.

No sincretismo, ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos a figura de Oxossi aparece, misturada à figura católica de São Sebastião. 

O filho de Oxossi apresenta arquetipicamente as características atribuídas do Orixá. Representa o homem impondo sua marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo. Odé desconhece a agricultura, não muda o solo para ele plantar, apenas recolhe o que pode ser imediatamente consumido, a caça. Psicológico a ele identificado, o resultado dessa atividade é o conceito de forte independência e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, afim de caçar. Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços. Assim os filhos de Oxossi trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver a observação, tão importantes para seu Orixá.

Geralmente Odé é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir.

Que seja sempre certeira a Flecha de Odé – Òké Aro! Arolé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...