quinta-feira, julho 12, 2012

Folha delicada de Baobá



Para a continuação da coletânea RAIZ DE BAOBÁ, faço uso desta vez de uma delicada folha, que denomino Inaiá. Esta cabocla que tem recebido minhas orações, agradecimentos e suplicas, acolhe em seu seio materno as lamurias dos homens. Em especial elevo minhas palavras à Cabocla Inaiá do Núcleo Umbandista Butantã sobre diligência de Cecília Angelis. Que não tem medido esforços, para que este ramo da cultura brasileira e africana, não se perca na ferrugem do preconceito e do tempo.

No culto de Umbanda, Oxossi é o chefe da linha de caboclos. O caboclo é a imagem do indígena nativo de nossa terra e quando incorporado, presta caridade, dá passes, canta, dança e anda de um lado para outro em lembranças aos tempos de aldeia. 

Lembremos que os Caboclos se dividem em diversas nações: Aimorés, Tupis, Tamoios, Guaranís, etc. Cada uma caracterizada por uma combinação de cores em geral. As legiões de Caboclos oriundos de várias linhas e cada linha são constituídas de sete legiões, cada uma com seu chefe. A linha de Xangô que inclui as legiões de: Iansã, caboclo Cachoeira, Pedra Branca, Caboclo do Sol, da Lua, Treme-Terra e caboclo do Vento. Na linha de Oxossi estão às legiões de: Araribóia, Guaranís (chefiada por Araúna) Cabocla Jurema, cabocla das Sete encruzilhadas, Pele vermelhas (chefiada por Águia Branca, Tamaios e Urubatão). A linha de Ogum inclui as legiões de: Ogum Beira Mar (praias), Ogum Delei (linha de Malei da Quimbanda) Ogum Iara (rios), Ogum Matinata (campos), Ogum Megê (linha das almas na Umbanda), Ogum Naruê (linha das almas Quimbanda), e Ogum Rompe-Mato (matas). Na linha de Yemanjá estão às legiões de: cabocla Iansã (chuvas/raios) , cabocla Iara (rios/mares), cabocla Indaiá (lagos), Cabocla Janaína (mar), cabocla Nanã (fontes), cabocla Oxum (cachoeiras), e Sereia (mar).

Conhecedor de muitas ervas, os caboclos têm um papel muito importante: os remédios de ervas e amacis, em que amacis são mistura de ervas que maceradas servem para o fortalecimento dos médios. Já os remédios de ervas são plantas ou ervas que combinadas ou sozinhas servem para aliviar ou até mesmo curar doenças. Nisso tudo os caboclos têm participação muito especial e são encarados e interpretados pelo povo como uma entidade que veio ajudar e aliviar as pessoas dos seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...